PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS

  1. CONSTRUÇÃO PSICOSSOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO – aplicação de recursos qualitativos de avaliação, com base no livro “Interação Humana e Gestão”.

1.1               Sínteses conceituais e itens de observação relativos ao contexto psicossocial da articulação (1) Organização-Gestão-Cultura e (2) da articulação Valores-Mudanças-Ações.

1.2               Sínteses conceituais e itens de observação relativos ao contexto psicossocial da articulação (1) Estratégia-Comunicação-Modelos Mentais e (2) da articulação Liderança-Participação-Equipes.

1.3               Sínteses conceituais e itens de observação relativos ao contexto psicossocial da articulação (1) Comprometimento-Aprendizagem-Competências e (2) da articulação Trabalho-Qualidade de Vida-Saúde.

  1. ORGANIZAÇÕES QUE EMANCIPAM OU QUE MATAM – aplicação de recursos quantitativos de avaliação, com base no livro “Fatores de Risco, Proteção Psicossocial e Trabalho” – disponível em https://institutozanelli.com.br/livro-gratuito/ 

2.1               Configurações para análise e escalas de avaliação pertinentes (1) à organização, em suas possibilidades ou tendências às instâncias saudável e não saudável, e sua inserção no ambiente externo e (2) aos indicadores da organização como construções saudáveis e não saudáveis.

2.2               Configurações para análise e escalas de avaliação pertinentes (1) aos fenômenos psicossociais no contexto organizacional e (2) à cultura e poder em multideterminações com as políticas, estratégias e processos de gestão associados aos fenômenos psicossociais.

2.3               Configurações para análise e escalas de avaliação pertinentes (1) aos princípios, valores e moral associados aos riscos psicossociais e (2) às atitudes e comportamentos associados aos fenômenos psicossociais.

2.4               Configurações para análise e escala de avaliação pertinentes (1) aos pressupostos de responsabilidade social corporativa associados aos fenômenos psicossociais e (2) à integração de variáveis associadas aos riscos psicossociais no contexto organizacional.

  1. UM MODO DE PROMOVER A SAÚDE E O BEM-ESTAR SEM PERDER DE VISTA A PRODUTIVIDADE – aplicação de procedimentos para a prática gerencial reflexiva, com base no livro “Prática Reflexiva das Ações Gerenciais”.

3.1               Apresentação da Prática Reflexiva das Ações Gerenciais, elaborada com exclusividade pelo Instituto Zanelli, como um recurso de cooperação que objetiva desenvolver competências gerenciais para construir ambientes de trabalho colaborativos e reflexivos, saudáveis e produtivos.

3.2               Demonstração da Prática Reflexiva das Ações Gerenciais como apoio à gestão de riscos psicossociais e promoção da cultura saudável e resiliente.

3.3               Descrição do planejamento e execução do passo a passo de uma sessão (a introdutória) da Prática Reflexiva das Ações Gerenciais.

  1. ESTRESSE E OUTROS FENÔMENOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO – apresentação de pontos de verificação (checkpoints), utilizados pelo Instituto Zanelli nas atividades de avaliação psicossocial, extraídos e traduzidos de uma publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  1. GESTÃO DA SAÚDE MENTAL E PSICOSSOCIAL RELACIONADA AO TRABALHO (GSMPRT) – identificação esquemática da estrutura e procedimentos dos serviços de prevenção de riscos, proteção psicossocial e promoção da saúde mental em organizações, com base em capítulo do livro “Psicologia da Saúde Ocupacional” (publicado em Portugal) e atividades de intervenção e pesquisa do Instituto Zanelli.
  1. ESCLARECIMENTOS E MENTORIA – conversação propositiva, aberta aos participantes, de modo a aprender com as experiências do coordenador/mentor e dos profissionais presentes no WORKSHOP.

Observação: os recursos de avaliação apresentados durante o WORKSHOP serão repassados virtualmente aos participantes.

FAÇA SUA INCRIÇÃO

Envie o comprovante de pagamento via e-mail – atividades@institutozanelli.com.br